top of page

FlaxFlu histórico em Recife: quando o Flamengo ajudou a movimentar a cidade rumo à Copa de 1950

ree

O Flamengo na Ilha do Retiro, (E/D): Norival, Luiz Borracha, Newton, Biguá, Bria e Jaime; (agachados): Adilson, Tião, Pirilo, Jair e Vevé. Foto: Museu do Esporte


Flamengo e Fluminense voltam a se enfrentar nesta quarta-feira, pelo Brasileirão, mas a história entre os rivais já passou longe do Rio. Em 1947, Recife recebeu um Fla-Flu histórico que marcou o esforço pernambucano para sediar a Copa do Mundo de 1950.


A movimentação começou um ano antes, quando a Fifa anunciou o Brasil como país-sede do Mundial. A cidade planejava construir um novo estádio, administrado pelo Náutico, mas o projeto não avançou. Coube ao Sport liderar um evento que mostrasse à entidade que Pernambuco tinha condições de receber partidas da Copa.


Assim nasceu um quadrangular amistoso na Ilha do Retiro, em 1947, reunindo Santa Cruz, Sport, Flamengo e Fluminense. Para trazer a dupla carioca, houve união entre torcedores e dirigentes locais, que organizaram a estrutura e

bancaram a viagem.


No dia 13 de julho daquele ano, o Fla-Flu ocorreu pela segunda vez fora da capital carioca. Diante de 25 mil torcedores, Flamengo e Fluminense empataram por 1 a 1 e ajudaram a consolidar o sucesso do evento, que abriu caminho para que o estádio recebesse um jogo do Mundial três anos depois.


A expectativa inicial era de três partidas na Ilha do Retiro, mas apenas uma aconteceu: Chile x Estados Unidos, pela última rodada do grupo 2, terminando em 5 a 2 para os chilenos. A partida registrou 8.501 espectadores e ainda sofreu com falta de energia, que impediu a transmissão por rádio.


Agora, Flamengo e Fluminense se reencontram, mas novamente sob protagonismo rubro-negro. O clássico da 33ª rodada será no Maracanã, às 21h30, com o Flamengo vindo de vitória convincente por 5 a 1 sobre o Sport no mesmo Recife que, décadas antes, viu um Fla-Flu entrar para a história. #Flamengo #FlaFlu #HistóriaRubronegra #Recife #IlhaDoRetiro #Copa1950 #Nação #CRF Siga, curta, comente e compartilhe a FLA-Sampa nas redes sociais!


Instagram:


Twitter:

 
 
 

Comentários


bottom of page