Fla-Sampa - A Maior Torcida Não-Organizada do Brasil
A história da Fla-Sampa começa no final de 2004, mas exatamente no dia 24 de Setembro, quando Leandro Ferracioli decide criar a Comunidade Fla-Sampa no Orkut. Logo, alguns dos membros da Comunidade resolvem marcar um encontro para assistir juntos os jogos do Mengão.
O local escolhido para o 1º encontro da Fla-Sampa foi o O'Malleys em 19 de Dezembro de 2004, quando apenas 3 membros, Julliano Spaziani (Juba), Vinicius Schurgelies e Luis Dau, foram ao pub assistir a última partida do Flamengo no Brasileirão daquele ano.
Os primeiros encontros pareceram promissores e novos encontros foram programados para assistir aos jogos do Campeonato Carioca de 2005. Nesta época, a mobilização dos flamenguistas ganhou força e novos torcedores começaram a aderir ao movimento e garantir presença constante ao pub. Alexandre, Edda, Guilherme, POL, Rodrigo, Vinicius, Paulinho, Michel, Zezinho, Silvana, Marcos, Décio, Joanna, Hassan, Bassam, Jorge, Cecília, Bruno, Fábio, Tatá, Rafael Carioca, Renato, Murilo, dentre outros, ajudaram a divulgar e fazer com que a Fla-Sampa se tornasse uma realidade.
Em 2005 a torcida ganhou espaço e novos adeptos chegaram e com eles, a Fla-Sampa ganhou presença também fora do bar e começou a assistir aos jogos do Flamengo ao vivo, quando o Rubro-Negro atuava dentro do estado de São Paulo. A campanha do time não ajudava e a possibilidade de rebaixamento crescia a cada partida. Mesmo assim, os resultados negativos, por incrível que pareça, serviram pra unir ainda mais a galera da Fla-Sampa, que apesar da péssima campanha, sempre se reunia pra ver os jogos.
O ano de 2006 começou bem para a Fla-Sampa. Estabelecida e bastante conhecida, a torcida ganhou a sua terceira geração com a chegada de João Tatá, Mato Grosso, Renato, Murilo, Rafael Carioca e mais diversos rubro-negros. Durante a Copa do Mundo da Alemanha aconteceu a 1ª Feijoada da Fla-Sampa, realizada no Bar Samba, na Vila Madalena, com presença maciça das três gerações da torcida.
Empolgados, os rubro-negros de São Paulo se mobilizaram para fazer a festa na grande final, no Maracanã. A primeira caravana foi do jeito que que cada um achou melhor, alguns de carro, outros de ônibus e uns de avião.
A torcida cresceu e uma nova sede foi exigida. Primeiramente a "sede" se mudou para o bar Villa, Bella, que fica no bairro do Campo Belo, mas devido ao grande crescimento da torcida, um novo bar foi necessário e a Fla-Sampa se estabeleceu no Badaloda Vila. Logo o novo bar ganhou apelido de Boteco Gávea que em 2009 chegou a receber mais de 2.500 flamenguistas na final da Copa do Brasil
Em 24 de abril de 2008 a Fla-Sampa foi nomeada a primeira Embaixada da Nação Rubro-Negra pelo Ato Normativo 006/2008 do Presidente Márcio Braga, tendo sido condecorada também pelos presidentes seguintes, Patrícia Amorim e Bandeira de Mello.
Atualmente a Fla-Sampa se reúne no bar Quintal do Espeto, na Avenida das Carinás 520 em Moema, Zona Sul de São Paulo. Com capacidade total de 800 pessoas o bar foi completamente tomado pela torcida na Final do Campeonato Carioca de 2014.
Em 2020 a Fla-Sampa renovou seu logotipo em mais uma
ação envolvendo o Designer Edmar Soares, criador de vários
logotipos utilizados pelo Flamengo e pela Fla-Sampa, e que
nos presenteou com uma arte moderna e dinâmica.
Nestes primeiros 15 anos de existência, a Fla-Sampa promoveu
diversos eventos sociais, tendo sido a criadora da Campanha
Nacional de Doação de Sangue, atualmente sob a administração
do C. R. Flamengo.
Unida, fortalecida e cada vez mais conhecida, a Fla-Sampa pretende continuar a crescer e agrupar cada vez mais o número de torcedores do Flamengo que residem no estado de São Paulo. Sem vinculo com nenhuma torcida organizada, o objetivo desses torcedores continua sendo o mesmo: "Cantar ao mundo inteiro a alegria de ser rubro-negro."
Data de Fundação: 24 de Setembro de 2004
Sede: Av. Dos Carinás, 520 - Moema - São Paulo - SP
Presidente: Rodrigo Fortuna
facebook.com/flasampa
twitter.com/flasampanet
instagram.com/flasampanet
por Fábio Martins
adaptado por Rodrigo Fortuna