top of page
Buscar

O que ninguém sabia sobre o Escudo do Mengão

Sempre li e ouvi que o escudo do Flamengo foi criado em 1911-12, quando o clube criou o departamento de futebol (na época, Seção de Desportos Terrestres), sendo este o emblema dos esportes terrestres - não do clube de uma forma geral.

Ano passado, encontrei uma pequena matéria (imagem abaixo) do dia 21 de janeiro de 1921, anunciando pela primeira vez o novo escudo do Flamengo.

Semana passada, pesquisando o jornal "O Imparcial" do dia 24 de dezembro de 1920 (foto abaixo), achei uma matéria que descreve o escudo aprovado pelos sócios em uma assembléia no CRF, no dia anterior. E descreve o escudo que todos conhecemos.


Logo no dia seguinte, vi uma nota no jornal "O Paiz", do dia 23 de dezembro de 1920 (foto abaixo), onde diz: "o presidente (do CRF) convida os sócios para se reunirem em assembléia geral extraordinária, às 20:30h", na sede do clube. Dois assuntos estavam em pauta naquela reunião: uma delas era a modificação do EMBLEMA SOCIAL - vejam bem, não dos esportes terrestres.

Resumindo, as matérias em anexos comprovam que o escudo foi aprovado pelos sócios no dia 23 de dezembro de 1920 (não em 1911-12) e que não é o escudo dos esportes terrestres, e sim do clube (social)!!!

1.131 visualizações0 comentário
bottom of page